Tudo Sobre o Coletor Menstrual: Quanto Custa, Como Usar

Você já ouviu falar do copo coletor? Ele é uma nova opção para mulheres que não se adaptam aos absorventes comuns e podem trazer mais conforto no período menstrual. Saiba tudo sobre o copo coletor aqui!

O Que é o Coletor Menstrual?

O coletor menstrual é um copinho de silicone hipoalergênico e também antibacteriano, de diferentes tamanhos e mais ou menos maleável dependendo da marca e do modelo. Ele ajustável ao corpo e coleta o sangue da menstruação.

É Fácil Utilizar o Coletor Menstrual?

Ao contrário do absorvente interno, que é inserido no fundo do canal vaginal, próximo ao colo do útero, o coletor menstrual fica mais próximo da entrada da vagina pontos mas assim como o absorvente interno, a sua colocação depende um pouco da experiência da mulher.

Para inserir o coletor, basta dobrado ao meio incerilo mais ou menos com a mulher faz com absorvente interno. Ao encaixá-lo no canal vaginal, ele se abrirá e você irá ouvir um estalo. Pronto, ele já está no lugar certo.

Pela falta de prática, muitas mulheres que começam a usar o coletor reclamam de vazamentos. Mas com um pouco de experiência você colocará o coletor de uma forma rápida e eficiente.

Quais os Cuidados de Higiene Necessários?

A recomendação é de que você lave com água e sabão neutro a cada troca, que pode variar de 6 a 12 horas dependendo do seu fluxo. Ao fim do ciclo, você deve lavá-lo em água fervente para matar todas as bactérias e guardá-lo completamente seco caso você tem a tendência a fungos ou Cistite, faça esse procedimento todos os dias. Cada coletor, se bem cuidado, dura de 5 a 10 anos. Portanto, você pode fazer as contas e verificar que a longo prazo o coletor é bem mais barato. 

O Coletor Menstrual é Melhor do Que Outros Absorventes?

Essa opinião varia entre as mulheres. Tem quem se adapta melhor ao coletor pelas suas inúmeras vantagens, e tem quem não se adapte. Por exemplo, o coletor menstrual não deixa cheiro como o absorvente externo, porém você precisa lavá-lo a cada troca e também fazer a assepsia correta ao final do ciclo. 

Além disso, se você não menstrua sempre no mesmo dia, precisa carregá-lo na bolsa para quando a ocasião ocorrer. Assim, mulheres esquecidas tendem a deixar o coletor em casa e comprar um absorvente na hora da emergência.

Posso Entrar na Piscina e no Mar?

Sim, se colocado corretamente o coletor funciona da mesma forma que um absorvente interno e você pode nadar e praticar atividade física com ele. Caso o fluxo esteja muito intenso, você deve tomar mais cuidado contra vazamentos.

Uma Curiosidade…

Ele é a opção mais ecologicamente correta. pois um absorvente externo leva até 100 anos para ser degradado pela natureza, e um absorvente interno leva até um ano.

Quanto Custa o Coletor Menstrual?

 Atualmente há diversas marcas no mercado, que variam de 60 a 130 reais, dependendo do material, do modelo e se a embalagem vem com um ou dois coletores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *